top of page

Inovação no mercado empreendedor: a estratégia das Startups Camelo


Crescimento equilibrado. Visão a longo prazo. Diversificação no modelo de negócios. Essas são características que chamam a atenção dos atuais investidores mundiais. Nesse contexto, surgiu uma nova tendência no mercado atual de startups: a Startup Camelo. Pautado nos três aspectos citados anteriormente, esse conceito, criado em 2019, veio para revolucionar o modelo de negócios das empresas, facilitando a adaptação e a sobrevivência no mercado empreendedor atual. Mas afinal, como essa nova metodologia vem transformando o meio empresarial?



Cenário econômico: o surgimento


Mundialmente, em tempos de juros mais baixos, como entre os anos 2000 e 2015, houve o crescimento do investimento em startups, o qual era majoritariamente realizado por fundos de Venture Capital 1. Os fundos compram participações em empresas com pouco tempo de existência, na esperança de um crescimento futuro, quando espera-se ser possível vender a fatia por valores exponencialmente maiores. Entretanto, as condições da economia de diversos países mudaram completamente e, hoje, as taxas de referência para a política monetária, como a taxa Selic no Brasil, aumentaram de forma expressiva, o que impacta diretamente no valor do investimento feito nas empresas.


Nesse sentido, o mundo tem sofrido uma onda de desaceleração de novas startups unicórnios, as quais se expõem a maiores riscos e tendem a ter um crescimento acelerado, o que justifica sua raridade em contextos de crise. Os Estados Unidos, por exemplo, perderam 7 pontos percentuais em participação no mercado de startups avaliadas em US$ 1 bi ou mais – saiu de 35% para 28%, de acordo com a CB Insights. Tendo isso em vista, os investidores não estão mais dispostos a correr um risco muito grande quando vão investir em uma empresa recém-criada, sem que haja uma cadeia de operação estruturada ou certa garantia de lucro. Assim, os fundos de Venture Capital começam a recorrer para o investimento em uma nova e mais segura modalidade: as startups camelo.



Startup Camelo


O conceito de startup camelo se baseia em uma abordagem mais sustentável e resiliente, a partir de uma metáfora do animal “camelo”, uma vez que sua resistência e capacidade de sobreviver em condições e ambientes difíceis se assemelham ao animal no deserto. Sendo assim, esse tipo de estratégia se fundamenta em um método que possui alguns valores, dentre os quais, destacam-se:


  • Estabilidade: as startups camelo têm um crescimento estratégico e equilibrado, levando-as a guardar recursos para tempos difíceis e apostar em estratégias arriscadas em caso de muita necessidade.


  • Sustentabilidade: as empresas valorizam a sustentabilidade, tanto em termos de modelo de negócios como em termos de impacto ambiental. Dessa maneira, tendem a ter uma mentalidade de longo prazo, na qual buscam construir um negócio que seja sustentável, no âmbito econômico e da natureza, e prospere, contribuindo com a sociedade e o meio ambiente.


  • Responsabilidade: esse tipo de organização também possui um grande foco no cliente e em garantir uma responsabilidade social de modo que todos os funcionários sejam tratados de maneira justa e tenham um impacto positivo em suas comunidades.


  • Resiliência: A capacidade de resistir a ambientes de negócios desafiadores é uma característica essencial para o modelo. Isso pode se manifestar em uma cultura de adaptabilidade e perseverança, na qual consegue se manter com rentabilidade em um mercado que está em crise.


Sucesso das startups camelo


Para se manter vivo no mercado e ter um sucesso efetivo, esse modelo de gestão necessita de uma meticulosa gestão de custos. Dessa forma, será viável acompanhar o crescimento da empresa e justificar todos os acréscimos por meio do aumento do lucro ou da operação. Outro fator que impacta na efetividade de uma Startup Camelo é o levantamento apenas do capital necessário, isto é, somente o que é necessário para manter as operações de curto prazo. Diante disso, uma das ferramentas para empreendedores são os fundos de Venture Capital, mas é dever dos empreendedores manter as maiores fatias do seu negócio para não perderem o controle do mesmo.


Além disso, um dos maiores diferenciais da startup camelo é sempre saber o momento de analisar um novo modelo mais sustentável para si mesma, tentando encontrar outros caminhos para crescer de maneira que o fluxo de caixa não seja sacrificado. Quando o mercado está indo bem, essas empresas conseguem atingir altos percentuais de crescimento, porém, mesmo em cenários de crise, esse modelo de companhia tem um gerenciamento estratégico que consegue manter a empresa ativa no mundo dos negócios.



Startups: Camelo x Unicórnio


As estratégias das startups unicórnio se diferenciam das adotadas pelas startups camelo. O termo 'startup unicórnio' nasceu no ano de 2013, quando o fundador da Cowboy Ventures 2, Aillen Lee, o descreveu como empresas que eram valorizadas em mais de 1 bilhão de dólares sem terem capital na bolsa de valores. Elas são caracterizadas pela raridade e pela dificuldade de valorização, principalmente tratando-se de negócios emergentes no mercado.

Somado a isso, as Startups Unicórnio têm por característica a inovação, vantagem competitiva, o investimento em tecnologia e o foco no cliente. A partir disso, algumas dessas empresas são bastante conhecidas no mercado e apresentam alguns cases de sucesso, como o Spotify, o iFood e a Nubank. Nesse contexto, as Startups Unicórnio podem ser mais atraentes para certos investidores que buscam altos retornos em curto prazo, porém com um risco bastante elevado. Já as Startups Camelo proporcionam uma maior estabilidade, resistência a crises econômicas e uma lucratividade a longo prazo maior.


Em contraponto, durante cenários econômicos de juros mais baixos, com uma maior facilidade para ter créditos bancários e empréstimos, porém com um rendimento baixo, a startup unicórnio tende a ser mais desejada por investidores menos conservadores. Esse modelo de negócio permite um retorno muito grande a curto prazo, o que é mais difícil ao investir em uma startup camelo. Além disso, essas startups podem ser ofuscadas pela concorrência do mercado, já que, em setores competitivos, com empresas que apresentam recursos financeiros significativos e uma presença estabelecida no mercado, elas tendem a possuir um menor alcance, escala e capacidade de investimento em inovações, por exemplo.



Case de sucesso da startup camelo - Slack


Fundado em 2013 por Stewart Butterfield e Cal Henderson, o Slack é uma plataforma de comunicação empresarial que visa melhorar a colaboração e a produtividade das equipes. A criação adotou uma abordagem “camelo” ao solucionar um problema específico enfrentado por muitas empresas: a comunicação interna ineficiente. Tendo em vista esse problema, a startup desenvolveu uma plataforma de chat em tempo real que integra equipes e permite o envio de mensagens e diversos arquivos.


Além disso, a companhia segue os 4 pilares do modelo de negócios da startup camelo, principalmente o de responsabilidade. Um exemplo disso, é o “CYF+”, um programa de aceleração tecnológica projetado especificamente para refugiados e pessoas deslocadas, o que demonstra grande responsabilidade da empresa, não só internamente com funcionários, mas com a sociedade em si.


Com uma estratégia de crescimento orgânico, o Slack conseguiu ser incorporado em pequenas equipes e startups, que rapidamente reconheceram os benefícios da plataforma. A partir disso, a ferramenta foi capaz de se expandir à medida que empresas de médio e grande porte também adquiriram essa interface.


Em 2019, essa companhia abriu capital em uma oferta pública inicial bem-sucedida, alcançando uma avaliação de mercado significativa e uma receita anual de mais de 900 milhões de dólares em 2021. Com isso, o sucesso da plataforma tornou-se evidente, destacando a empresa como um caso bem sucedido de startup camelo, pois conseguiu resolver um problema específico, ofereceu uma experiência personalizada ao usuário e construiu uma comunidade ativa em torno do seu produto.


O Futuro das startups


Devido às incertezas no atual cenário econômico, é difícil prever o futuro das startups. Porém, essa instabilidade do mercado é mais uma vantagem para o crescimento contínuo das startups camelo, já que demonstram que conseguem sobreviver a crises.


Nesse sentido, deixa-se uma margem menor para o surgimento de novos modelos de startups, visto que características consolidadas do negócio são a estabilidade e a segurança. Isso faz com que a tendência das startups camelo se torne usual e tenha um crescimento constante no mercado, visto que as inflações do mundo estão em alta, o que se torna beneficia o modelo de negócios. Até quando esse cenário econômico instável beneficiará as startups camelo?


Glossário:


1 - Venture Capital: modalidade de investimentos alternativos utilizada para apoiar negócios por meio da compra de uma participação acionária, geralmente minoritária, com objetivo de ter as ações valorizadas para posterior saída da operação.


2- Cowboy Ventures: fundo de investimentos de Venture Capital fundado pela investidora Aileen Lee.



Referências:


ALVES , Soraia . Startup camelo: o que é e quais são suas características. Época Negócios. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Tudo-sobre/noticia/2022/08/startup-camelo-o-que-e-e-quais-sao-suas-caracteristicas.html>.


CURRY, David. Slack Revenue and Usage Statistics (2023). Business of Apps. Disponível em: <https://www.businessofapps.com/data/slack-statistics/#:~:text=Slack%20made%20%24902%20million%20revenue%20in%202021>.



FREIRE, Louise. A nova onda das startups camelo, entenda o novo modelo de negócios. 100fronteiras.com. Disponível em: <https://100fronteiras.com/negocios/noticia/a-nova-onda-das-startups-camelo-entenda-o-novo-modelo-de-negocios/>.


LAZAROW , Alex . Startups, It’s Time to Think Like Camels — Not Unicorns. Harvard Business Review. Disponível em: <https://hbr.org/2020/10/startups-its-time-to-think-like-camels-not-unicorns>.


MOURA , Júlia . Tchau unicórnios, agora é a vez das startups camelos. VOCÊ S/A. Disponível em: <https://vocesa.abril.com.br/empreendedorismo/a-geracao-das-startups-camelo#:~:text=N%C3%A3o%20%C3%A0%20toa%2C%20agora%20as>. Acesso em: 7 jul. 2023.



TRUEMAN, Charlotte . Vendas do Zoom encolhem com recuo pós-pandemia dos negócios online - IT Forum. itforum.com.br. Disponível em: <https://itforum.com.br/noticias/vendas-do-zoom-encolhem-conforme-negocios-online-recuam-na-era-pos-pandemia/#:~:text=A%20receita%20do%20Zoom%20no>.


コメント


bottom of page