top of page

Inteligências Artificiais e o Chat GPT: O futuro já começou

Atualizado: 26 de jul. de 2023



Com o progresso tecnológico, as inteligências artificiais migraram das telas do cinema para o dia a dia da população, tanto pelas redes sociais, quanto por videogames ou aplicativos de trânsito. Entretanto, nos últimos meses, essa tecnologia alcançou um novo patamar: a criação de um modelo de linguagem capaz de desenvolver textos de forma autônoma, além de responder perguntas e escrever histórias com uma incrível precisão, também conhecida como Chat GPT. Com isso, torna-se inegável o poder dessas tecnologias revolucionárias de mudar o dia a dia dos seres humanos, transformando a maneira como lidam com o mundo.


A criação de um fenômeno


Há alguns anos, pensar na possibilidade de conversar com computadores seria considerado loucura. No entanto, ao longo do tempo, esse imaginário não só se tornou real, como também passou a ser aprimorado cada vez mais por meio de inovações que acontecem ao redor do mundo, tornando a interação rotineira e presente na maioria dos domicílios e empresas entre máquina e humano. Por isso, a ampliação da popularidade tornou o setor de Inteligência Artificial (IA) muito mais convidativo a outras empresas, aumentando significativamente a quantidade de investimentos nos últimos dez anos. A popularidade da IA, por estar em um setor considerado extremamente promissor, colaborou para o desenvolvimento da área, ampliando as inovações da área, focando majoritariamente em automatização e na análise de dados.



Nesse sentido, a empresa estadunidense OpenAI, co-fundada por Elon Musk, teve grande participação no avanço da tecnologia de IA, uma vez que desenvolveu um modelo revolucionário de “chatbot”, que consiste na conversa entre humanos e computadores por meio de mensagens escritas em sua plataforma. Essa invenção, apelidada de Chat GPT, sendo GPT abreviação para Generative Pre-Trained Transformer, consiste uma tecnologia de processamento de linguagem natural, com o intuito de ser uma nova Inteligência Artificial, visando utilizar todas as informações disponíveis na internet como sua base de dados. A partir disso, o modelo é capaz de ligar o questionamento do usuário a informações já captadas anteriormente, construindo uma resposta concreta, direta e instantânea, sem a necessidade de buscar em diversos sites ou ler vários artigos, por exemplo.


Como o Chat GPT funciona


A criação do algoritmo do Chat foi pautada em uma espécie de rede neural, desenvolvida especialmente para lidar com textos. Dessa maneira, esse método permite aos computadores o processamento de dados de uma forma similar a rede de neurônios interligados presentes no cérebro humano. Com isso, as máquinas têm a habilidade de tomar decisões inteligentes, pois aprendem a lidar com a entrada e a saída dos dados - perguntas e respostas, no caso do Chat - cruzando o questionamento recebido com informações já presentes em seu banco de dados. Por fim, a tecnologia ainda é capaz de criar textos realistas e similares aos escritos por humanos, que captam os pontos mais relevantes de certo assunto.



Além disso, outra tecnologia utilizada no Chat GPT é conhecida como Machine Learning, apelidada de Transformer. Trata-se da capacidade da máquina de analisar dados oriundos da internet e, a partir deles, utilizar sua automatização, sendo capaz de tomar decisões sem a interferência dos seres humanos. Nesse sentido, ao utilizar essa tecnologia, é esperado que as máquinas sejam capazes de realizar tarefas, ou no caso do Chat, responder perguntas, sem terem sido programadas previamente para isso. Consequentemente, a tecnologia possibilita uma atualização constante do sistema, uma vez que aprende com os seus usuários, podendo ser utilizada para diversos serviços de automação, como assistentes virtuais, serviços de suporte e atendimento em geral.


O impacto da ferramenta ao redor do globo


Assim que foi lançado, o Chat GPT virou um fenômeno instantâneo, tendo uma brusca ascensão em buscas no Google e estabelecendo-se como a rede mais rápida a atingir 1 milhão de usuários.



Além de virar uma febre entre os internautas, a plataforma tem um grande potencial para impactar a realidade de outros setores.


  • Criptomoedas


As criptomoedas são ativos digitais transacionados de forma segura e transparente por meio da tecnologia blockchain¹. No entanto, a chegada do Chat GPT teve um grande impacto no setor das moedas digitais, majoritariamente nas que possuem alguma conexão com IA. Isso porque o poder do Chat GPT, principalmente pelo seu fácil acesso, demonstrou a supremacia das Inteligências Artificiais, criando uma valorização, mesmo que indireta, de itens que têm relação ou buscam investir nessa tecnologia.


Um exemplo de impacto indireto do Chat GPT foi com o Fetch.ai, um projeto que explora a conexão dos dois universos, o das criptomoedas e das inteligências artificiais. Nesse sentido, o Fetch.ai tem como objetivo democratizar o acesso à IA, possibilitando que qualquer pessoa acesse o seu banco de dados, por meio de inteligências artificiais autônomas. Algumas das utilidades da iniciativa são o gerenciamento de redes de transporte e o controle de energias inteligentes, isso tudo financiado pelo token² do projeto, FET. A ferramenta facilita essas operações devido à tecnologia de automatização presentes nas IA's, que permite a tomada de decisões rápidas e inteligentes. Ademais, após o lançamento do Chat GPT, ocorreu uma grande valorização do ativo, o qual saltou mais de 65% em menos de 1 mês, mostrando uma forte correlação entre a valorização das inteligências artificiais no mundo dos investimentos.

Logo, tecnologias como o Chat GPT estão sendo extremamente valorizadas no mundo cripto, principalmente pela segurança e confiabilidade que as IA 's podem fornecer a esse setor. Isso ocorre devido a rapidez e pela ausência da necessidade de interferência humana, possibilitando a prevenção de fraudes e o reconhecimento de erros no sistema. Por fim, o poder de influência ainda pode potencializar a criação de novos ativos que se baseiam na tecnologia, projetados para casos específicos.


  • Google


Para entender a situação do Google frente ao Chat GPT, é importante compreender primeiro sobre a OpenAI, empresa criadora da nova tecnologia. Desde a sua criação, a companhia teve nomes importantes investindo em suas pesquisas. Nesse sentido, um dos principais investidores foi a Microsoft, com mais de US$ 1 bilhão aportado, visando disponibilizar o Chat dentro de seu mecanismo de busca, um dos principais concorrentes do Google, chamado Bing.


Portanto, mesmo o Bing apresentando apenas 10% do total de buscas realizadas na web e os planos para transformar a sua estrutura de procura ainda estarem distantes, a inteligência criada pela OpenAI já preocupa o Google. Isso porque, a praticidade fornecida aos usuários descarta a rotina de cliques em diversos sites, obtendo uma resposta concreta, que é oferecida pelo Chat em poucas linhas. Além de ameaçar a diminuição de usuários do Google, a baixa visualização de anúncios também preocupa, afinal, essa é a maior fonte de renda da companhia e, se há menos pessoas usando a plataforma, menor será o contato com as propagandas ofertadas e, consequentemente, menor o faturamento.


  • Empregabilidade


Nos últimos anos, muitas empresas de tecnologia têm buscado a redução de custos por meio da automatização de tarefas através do emprego de tecnologias de IA. Nesse contexto, setores como de saúde e de automóveis, têm sido especialmente afetados, uma vez que o aumento de investimentos em ferramentas para automatizar máquinas e operações, provocou a substituição de muitos empregos. Por outro lado, é cedo para dizer se o Chat realmente terá um impacto na empregabilidade ao redor do mundo, pois pela falta de senso crítico, ética, e o alto custo para a implementação da tecnologia, torna-se improvável a substituição por completo de humanos por máquinas.


O que esperar


Talvez o Chat GPT seja a maior inovação da década. Talvez em uma década amanhã, alguma nova Inteligência Artificial seja criada e torne o que, até então, era inovador em obsoleto. A verdade é que ainda é cedo para afirmar quais serão as proporções e os impactos dessas novas tecnologias no dia a dia das pessoas e, principalmente, os efeitos a longo prazo. Contudo, o que pode ser feito é aproveitar ao máximo a nova Inteligência Artificial, além de aprender com ela e com seu desenvolvimento para, assim, ser possível inovar com ferramentas ainda mais avançadas. Por fim, talvez a maior incerteza do momento seja: será que esse artigo foi feito pelo Chat GPT?


Glossário


1 - Blockchain: Mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa.

2 - Token: No universo das criptomoedas, no entanto, a palavra ganha outra definição. Em resumo, significa a representação digital de um ativo – dinheiro, propriedade e investimento, por exemplo – em uma blockchain.


Referências


BLIP, Take. Integração com Chat GPT já é uma realidade em Take Blip. 2023. Disponível em: https://www.take.net/blog/tecnologia/chat-gpt-take-blip/#:~:text=Criado%20em%202020%2C%20pela%20empresa,Treinado%20em%20sua%20terceira%20vers%C3%A3o . Acesso em: 3 fev. 2023.

EUTERS. ChatGPT atinge 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro e vira o app de crescimento mais rápido da história: segundo relatório da ubs, não há, nos últimos 20 anos um aplicativo que tenha crescido de forma mais rápida na história. Segundo relatório da UBS, não há, nos últimos 20 anos um aplicativo que tenha crescido de forma mais rápida na história. 2023. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/negocios/chatgpt-atinge-100-milhoes-de-usuarios-ativos-mensais-em-janeiro-e-vira-o-app-de-crescimento-mais-rapido-da-historia/ . Acesso em: 3 fev. 2023.


JOBIN, Caio. Sucesso do ChatGPT impulsiona alta de 3 criptomoedas de protocolos de Inteligência Artificial. 2022. Disponível em: https://cointelegraph.com.br/news/artificial-intelligence-and-cryptocurrencies-3-projects-explore-the-intersection-of-disruptive-technologies . Acesso em: 4 fev. 2023.

LANDIM, Wikerson. Chat GPT: o que é, como funciona e como usar: inteligência artificial promete ser uma revolução capaz de rivalizar até mesmo com o Google, mudando a maneira como nos relacionamos com a tecnologia. Disponível em: https://mundoconectado.com.br/artigos/v/31327/chat-gpt-o-que-e-como-funciona-como-usar . Acesso em: 3 fev. 2023.


METROPOLES. De vilão a aliado: os impactos do ChatGPT no marketing digital: mahara scholz, head de marketing da octadesk, acredita que será uma ferramenta colaborativa para melhorar a qualidade do criativo. Mahara Scholz, Head de Marketing da Octadesk, acredita que será uma ferramenta colaborativa para melhorar a qualidade do criativo. 2023. Disponível em: https://www.metropoles.com/colunas/m-buzz/de-vilao-a-aliado-os-impactos-do-chatgpt-no-marketing-digita l. Acesso em: 5 fev. 2023.


ROMANI, Bruno. ChatGPT muda inteligência artificial para sempre e afeta empregos e economia. 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/link/cultura-digital/chatgpt-muda-inteligencia-artificial-para-sempre-e-afeta-empregos-e-economia/ . Acesso em: 4 fev. 2023.


SOUZA, Mayara. Chat GPT e sua relação — não óbvia — com as criptomoedas: uma nova narrativa sobre a evolução da humanidade pode estar prestes a emergir com a integração entre essas duas tecnologias.. 2023. Disponível em: https://investnews.com.br/criptonews/chat-gpt-e-sua-relacao-nao-obvia-com-as-criptomoedas/ . Acesso em: 4 fev. 2023.


Kommentare


bottom of page