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Rock in Rio 2022: o que esperar da maior edição de todos os tempos?




37 anos de tradição. 100 mil visitantes por dia. Mais de 600 atrações. O Rock in Rio é o evento de música que mais causa repercussão no Brasil, tanto pela sua duração de sete dias, quanto pela grande variedade de atrações nacionais e internacionais que marcam presença nos palcos. O festival acontece na Cidade do Rock, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro e, em 2022, a organização do evento promete a maior edição de todos os tempos para as 700 mil pessoas que irão comparecer a esses shows. Toda essa expectativa é justificada pela não realização do evento em 2021, devido à pandemia da COVID-19, o que deixou parte do público ansiosa para o que está por vir.


O grande investimento no festival


Desde 1985, ano da primeira edição do evento, já passaram mais de 5 milhões de visitantes pela Cidade do Rock, o que mostra a relevância do evento ao longo das suas 8 edições. No ano de 2022, o número de pessoas indo ao Parque Olímpico tende a se manter em um alto patamar, visto que o Rock in Rio recebeu um investimento de R$ 350 milhões da Prefeitura para fazer a experiência das pessoas ser a melhor possível. Além disso, os patrocinadores do evento realizaram um investimento de cerca de R$ 135 milhões, o que mostra a grandeza desse festival e como ele pode beneficiar diversas empresas. Ambos os montantes foram destinados, principalmente, à estrutura do festival e à contratação de atrações.


Nesse contexto, serão 670 artistas, contando com mais de 250 shows em 500 horas de entretenimento, com a expectativa de aumentar ainda mais o impacto econômico em relação às edições anteriores, à medida que cerca de 60% dos ingressos vendidos foram para pessoas de fora do estado do Rio de Janeiro. Dessa maneira, é previsto que a cidade movimentaria R$ 1,7 bilhão, através da rede hoteleira, comércio e pontos turísticos, gerando cerca de 28 mil empregos temporários.


Organização do evento


A próxima edição do Rock in Rio apresentará uma novidade quanto ao sistema de ingressos: agora, os bilhetes estarão disponíveis para download em versão digital. A empresa Ingresso.com foi a principal parceira do festival nesse quesito, uma vez que a venda e a confirmação dos ingressos ocorreram pelo seu site. Segundo os organizadores, essa inovação ocorre de modo a tornar a experiência mais prática e sustentável, já que nenhum material será utilizado para a confecção das pulseiras, que, antes, possibilitavam a entrada das pessoas no festival e o único objeto necessário para o acesso será o próprio celular. Portanto, buscando estar alinhado com a tendência internacional ESG¹, além de estar a par dos avanços tecnológicos, o Grupo Dreamers, responsável pelo Rock in Rio, adotou o sistema de bilhetes digitais. Dessa forma, estima-se que aspectos sustentáveis e de segurança do consumidor serão mais prioritárias.

Além de mudanças na questão dos ingressos, o Rock in Rio tem novas metas para aprimorar práticas ambientais dentro do festival. A partir disso, o festival pretende, até 2030, ser “lixo zero” e reduzir desperdício alimentar. Na edição do evento em Portugal, essa meta foi atingida no ano de 2008, mas, no Brasil, esse objetivo ainda não foi concluído. A média das últimas edições na capital fluminense é de 80% de resíduos tratados, com previsões de permanecer nessa faixa em 2022, atingindo 100% até 2030. Com esse intuito, a organização adotou a estratégia de utilização de copos reutilizáveis no evento. De modo a alcançar isso, uma estratégia que será utilizada é a do uso de copos reutilizáveis.


Outra medida sustentável do festival está atrelada à emissão de carbono. Esse impacto ambiental tem relação com a quantidade de gás dióxido de carbono (CO2) emitida para a atmosfera que, quando ocorre em larga escala, torna-se uma das principais causas do aquecimento global. Dessa forma, o Rock in Rio foi capaz de neutralizar suas emissões desde 2006, a partir da compra de créditos de carbono. Em 2017, por exemplo, uma parceria do MetrôRio com o Instituto Invepar, um dos maiores gestores privados de mobilidade urbana e infraestrutura de transporte da América Latina, conseguiu, durante os sete dias de festival, compensar 1.053 toneladas de CO2 por meio de créditos de carbono.

Seguindo a lógica das medidas ESG, o festival também adotará ações voltadas para o aspecto social. Dentre elas, é possível destacar as doações de comida, já que a empresa promotora do Rock in Rio vai doar 50 toneladas de alimentos à campanha Brasil Sem Fome, comandada pela Ação da Cidadania, uma ONG fundada em 1993.


Mobilizações da prefeitura do Rio de Janeiro


Apesar do espaço do Parque Olímpico do Rio estar preparado para receber o evento, sua localização é longe do centro da cidade, o que traz a necessidade de um sistema especial de transporte. Para a edição deste ano, que começa no dia 2 de setembro, o público pode contar com um amplo esquema de deslocamento para o Rock in Rio, elaborado pela Prefeitura. O novo serviço Rock Express, o MetrôRio e o ônibus do Primeira Classe, já conhecido pelo público do festival, têm o objetivo de atender as 700 mil pessoas que irão ao evento.


A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro também deverá se organizar para receber uma grande quantidade de turistas nesse período. A rede hoteleira estima ocupação total de 100% dos leitos nos empreendimentos localizados no entorno do evento. Os demais segmentos do setor de turismo também deverão ser beneficiados com a realização dos shows, uma vez que os visitantes aproveitam a oportunidade para conhecer as atrações do município como, por exemplo, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.


A administração do aeroporto internacional Tom Jobim espera incremento em torno de 22 mil passageiros no período de 1 a 15 de setembro, com base nos voos previstos até o momento. Nesse contexto, o aumento será de 11% em relação à primeira quinzena do mês anterior. No total, são esperados 133 voos extras para o período, reforçando rotas já existentes, como São Paulo, Maceió e Recife, e adicionando três novos destinos: Curitiba, Florianópolis e Salvador.


As principais atrações


Em 2022, o Rock in Rio foi capaz de anunciar atrações de grande relevância, afinal, grande parte delas são artistas extremamente renomados e conhecidos ao redor do mundo, com uma legião de fãs. Nesse contexto, os ingressos que começaram a ser vendidos em abril esgotaram em poucos dias e, algumas datas específicas, tiveram suas entradas esgotadas em minutos. Um exemplo disso foram os bilhetes do dia 4 de setembro (data em que o Justin Bieber será a atração principal), que esgotaram em apenas 12 minutos. Por esse motivo, o festival garantiu a 19ª posição no ranking da Billboard³ entre os 50 melhores eventos de música deste ano.


Nessa perspectiva, cabe fazer uma comparação entre o evento e outros festivais extremamente conhecidos ao redor do mundo. O Lollapalooza Brasil 2022, por exemplo, teve, aproximadamente, 300 mil ingressos vendidos, enquanto o Rock in Rio alcançou a marca de 700 mil bilhetes, arrecadando uma receita de cerca de US $158 milhões. O evento foi, também, capaz de superar o Coachella, maior evento de música dos EUA, uma vez que 500 mil pessoas compareceram ao festival.

Embora sejam muitos nomes confirmados para o Rock in Rio, um deles chama a atenção: Justin Bieber. Esse destaque se justifica, principalmente, porque ele é um dos cantores mais reconhecidos mundialmente, com cerca de 72 milhões de ouvintes no Spotify, o que mostra a grandeza e a dimensão da edição de 2022. O cachê de Justin é muito superior quando comparado ao de outros astros da música, já que, segundo o jornal "The Sun", o cantor cobra 1 milhão de dólares por show. Além disso, esse acontecimento será capaz de aumentar a influência mundial do Rock in Rio, visto que outros cantores muito famosos marcarão presença.


Patrocinadores do evento


Entre as empresas que marcarão presença na Cidade do Rock, o Itaú é o patrocinador master⁴, com uma parceria que já pôde ser vista na comercialização dos ingressos, afinal, houve uma pré-venda exclusiva a partir do dia 17 de março de 2022 para clientes da instituição. Além disso, aqueles que efetuaram o pagamento com cartões Itaú, Itaucard, Credicard e Iti tiveram direito a um desconto de 15% e parcelamento em até oito vezes sem juros. Nesse contexto, o banco seria beneficiado, porque isso estimula grande parte do público do festival a confiar suas finanças na empresa.

Apesar da parceria com o banco Itaú ser a mais valorizada, devido ao seu grande investimento no evento, outras dez marcas também entram como patrocinadoras. Na parte de comidas e bebidas, a Coca-Cola se destaca como refrigerante oficial do Rock in Rio, além de Kitkat, Doritos e Heineken, que completam a área de alimentação. Entre as empresas de setores mais diversos, Tim, Volkswagen, Ipiranga e Natura são as principais, com o patrocínio institucional ficando por conta da Prefeitura do Rio, enquanto o TikTok entra na parte de conteúdo digital. Esses patrocinadores são empresas extremamente valorizadas nas suas respectivas áreas de atuação no mercado, tornando-se capazes de trazer um grande apoio financeiro ao festival e atrair o público dada a sua relevância.

Já entre os media partners⁵, o Rock in Rio contará com veículos do Grupo Globo, como a TV Globo, Multishow, O Globo e Extra. Por outro lado, a exibição de campanhas em cinemas ficará por conta da Flix Media, enquanto nas rádios, o festival convoca a Mix, a Rádio Rock e a Rádio Cidade. A parceria entre o festival e o Grupo Globo é muito benéfica para ambas as partes, da perspectiva do Rock in Rio, o evento ganha mais visibilidade pelo fato da rede de canais ser a maior do Brasil. Já pelo lado da emissora, ela também é beneficiada por ter a oportunidade de transmitir um dos maiores festivais de música do mundo. Nesse sentido, o canal Multishow, responsável pela transmissão dos shows do evento, foi líder de audiência da televisão nacional durante as três últimas edições e, em 2022, a expectativa é que esse aumento se mantenha.

Em 2011, a organização do festival captou R$ 95 milhões em acordos publicitários, enquanto, em 2022, o número é estimado em R$ 135 milhões, com mais de 70 marcas pedindo atenção dos visitantes do festival em espaços do Parque Olímpico. Essas empresas não querem apenas exposição, mas uma forma mais próxima de relacionamento com o público, proporcionada pela experiência dos clientes com a marca do Rock in Rio. Isso acontece por meio de atividades interativas na própria Cidade do Rock. Um exemplo disso são os brinquedos disponíveis que, geralmente, são montados por empresas conhecidas como a Trident e a Coca-Cola.


Diante de todas essas informações, não restam dúvidas quanto à capacidade da organização do evento em fazer com que a edição de 2022 seja o maior Rock in Rio de todos os tempos. Será que os investimentos e a line up de destaque serão suficientes para fazer história na Cidade do Rock?


Glossário


1- ESG: é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização


2- BRT: Bus Rapid Transit, termo utilizado para sistemas de transporte urbano com ônibus, que são alvo de consideráveis melhorias na infraestrutura, nos veículos e nas medidas operacionais que resultam em uma qualidade de serviço mais atrativa. Pode ser compreendido como um ônibus de grande capacidade que opera em faixas segregadas na superfície.


3- Ranking da Billboard: Ranking de uma empresa que avalia a situação de diversos aspectos do mundo da música, sejam eles canções, artistas ou festivais.


4- Patrocinador master: Patrocinador com maior valor de mercado.


5- Media partners: parceiros relacionados à mídia, ou seja, atuam, tanto na televisão, quanto nas redes sociais, visando a promover o evento em questão.


Referências bibliográficas


“Rock in Rio 2022: veja a programação atualizada do festival que está na lista do melhores do mundo”. Disponível em < Rock in Rio 2022: veja programação atualizada do festival que está na lista dos melhore > Acesso em: 13/08/2022


“Cachê do Justin Bieber (2022)”. Disponível em < Cachê do Justin Bieber (2022) Quanto ganha, fortuna (proimpeachment.com.br) > Acesso em: 13/08/2022


“Ingressos do Rock in Rio 2022 já estão disponíveis para download”. Disponível em < Ingressos do Rock in Rio 2022 já estão disponíveis para download | Rádio BandNews Rio de Janeiro FM (uol.com.br) > Acesso em: 13/08/2022


“Prefeitura divulga planejamento operacional para o Rock in Rio”. Disponível em < Prefeitura divulga planejamento operacional para o Rock in Rio | Rio de Janeiro | O Dia (ig.com.br) > Acesso em: 13/08/2022


“Rock in Rio 2022 divulga esquema especial de transportes para o festival”. Disponível em < Rock in Rio 2022 divulga esquema especial de transportes para o festival - Diário do Rio de Janeiro (diariodorio.com) > Acesso em: 13/08/2022


“Justin Bieber lidera lista de artistas mais bem pagos com menos de 30 anos”. Disponível em < Justin Bieber lidera lista de artistas mais bem pagos com menos de 30 anos - Revista Cifras > Acesso em: 13/08/2022


“A História do Rock in Rio”. Disponível em < A História Do Rock in Rio - Investidor sem Grife > Acesso em: 13/08/2022


“Rock in Rio 2022: conheça os patrocinadores do festival”. Disponível em < Rock in Rio 2022: conheça os patrocinadores do festival - Meio & Mensagem (meioemensagem.com.br) > Acesso em: 13/08/2022


“Rock in Rio faz Multishow ter grande audiência na TV por assinatura”. Disponível em < "Rock in Rio" faz Multishow ter grande audiência na TV por assinatura (uol.com.br) > Acesso em: 13/08/2022


“Multishow lidera audiência da TV paga na primeira semana de Rock in Rio”. Disponível em < Multishow lidera audiência da TV paga na primeira semana de “Rock in Rio” - Bastidores da TV > Acesso em: 13/08/2022


“Rock in Rio tem a meta de ser “lixo zero” até 2030”. Disponível em < k in Rio tem a meta de ser “lixo zero” até 2030 | Empresas | Valor Econômico (globo.com) > Acesso em: 13/08/2022


“Rock in Rio sustentável; sem greenwahsing; abortos; elétricos”. Disponível em < Rock in Rio sustentável; sem greenwashing; aborto; elétricos - Money Report > Acesso em: 13/08/2022


“Rock in Rio pode alcançar receita acima de US$ 158 milhões”. Disponível em < Cidade Biz > Acesso em: 18/08/2022


“Rock in Rio doará 150 t de alimentos à Ação Cidadania”. Disponível em < Rock in Rio doará 50 t de alimentos à Ação da Cidadania | Diário do Porto (diariodoporto.com.br) > Acesso em: 18/08/2022


“Plantio de 4 milhões de árvores”. Disponível em < Plantio de 4 milhões de árvores | | O Dia (ig.com.br) > Acesso em: 20/08/2022


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