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Anitta: um sucesso incontestável na música e nos negócios

Atualizado: 9 de jul. de 2023



Cantora, dançarina, compositora e empreendedora. Anitta é, incontestavelmente, uma das maiores referências femininas do Brasil. Além de ter uma carreira musical de muito sucesso, a artista é uma das maiores empresárias do país, o que resultou no seu crescimento exponencial em menos de 10 anos. Para isso, combinou seus dotes musicais com a sua especialização em marketing estratégico de negócios, levando-a ao incrível marco de 8 bilhões de streams no Spotify. Portanto, qual será a fórmula desse sucesso enorme tão rápido?


Como tudo começou: De Honório Gurgel ao Grammy


Larissa de Macedo Machado, mais conhecida como Anitta, nasceu em Honório Gurgel, um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro em 1993. Terminou o Ensino Médio Técnico em Administração no FAETEC (Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro) e passou a estagiar na mineradora Vale do Rio Doce, na qual fez parte do time de gestão da empresa. Porém, ao longo dessa experiência, percebeu que não desejava seguir a carreira nessa empresa e passou a seguir o caminho da música, a sua verdadeira paixão.


Em 2010, após postar diversos vídeos cantando e dançando em seu canal do YouTube, Anitta foi chamada para fazer parte de um grupo de funk de muito sucesso da época, o “Furacão 2000”, e foi a partir daí que se iniciou a carreira da maior cantora brasileira da atualidade. Já em 2013, a artista entrou para uma das maiores gravadoras do Brasil, a “Warner Music", onde lançou seu primeiro hit: “Show das Poderosas”, que possui quase 200 milhões de visualizações no YouTube. Depois disso, seguiu lançando diversas músicas que marcaram sua história e alcançaram números impressionantes.


Conquistas na música e no business


Ao longo dos últimos 10 anos, a cantora vem se destacando na música, tanto nacionalmente, quanto no cenário mundial. Anitta entrou para o Guinness World Records na categoria "Primeiro artista latino solo a alcançar o primeiro lugar no Spotify” com a música Envolver, que estourou em todas as plataformas digitais, principalmente no TikTok. O sucesso do lançamento é explicado pela coreografia criada pela artista, a qual se notabilizou como uma grande estratégia de marketing, tendo em vista o grande engajamento de jovens em vídeos de dança nas redes sociais, contabilizando mais de 2 milhões de vídeos postados com a música. Além disso, ela possui mais de 200 prêmios dentro da sua trajetória musical e, recentemente, foi indicada ao Grammy - a maior cerimônia de premiação do mundo da música - na categoria “Best New Artist”, Melhor Artista Novo, uma das mais relevantes do evento, consagrando-se como a primeira brasileira a atingir esse marco em mais de 60 anos.

No mundo do empreendedorismo, a artista não fica para trás. Hoje ela é Head 1 de Criatividade e Inovação da Skol Beats, onde teve como função transformar tendências relevantes em processos e métodos criativos. Além disso, ela também ganhou uma cadeira no Conselho de Administração do Nubank, em uma aposta do banco nos conhecimentos da artista em marketing, na construção de marcas no mundo digital e segundo David Vélez, co-fundador da empresa, na rica visão social que ela carrega, oriunda da juventude em favelas do Rio de Janeiro. No final de maio de 2022, Anitta também se tornou sócia da Fazenda Futuro, empresa de produtos 100% veganos.


Em 2018, a cantora foi convidada para dar uma palestra em Harvard sobre empreendedorismo e gestão de carreira, na qual foi aplaudida de pé por Jorge Paulo Lemann, empresário mais rico do Brasil. Além disso, a carioca, recentemente, entrou para a Forbes USA na lista 30 under 30 2023, que reuniu 600 fundadores, líderes e empreendedores com negócios relevantes e de impacto em diversas áreas, como arte, entretenimento e tecnologia.


Estratégias de empreendedorismo da Anitta


Para construir uma carreira de tamanho sucesso, foi necessário muita paciência e dedicação. Tudo o que a carioca conquistou até hoje foi devido ao seu esforço e às estratégias muito bem planejadas e estruturadas. “No campo da estratégia, ela tem um caminho bem trilhado. No nível de que busca fazer algo bem no detalhe, ela usa ferramentas de PDCA (Plan, do, check, act), que significa planejar, fazer, checar e agir. São ações que ela planeja, coloca a execução e vai monitorando, redireciona no que for necessário e coloca na execução", afirma o especialista em Contabilidade Empresarial e doutorando em Controladoria e Finanças, Paulo Victor Gomes Novaes. Algumas das estratégias colocadas em prática ao longo da carreira são:

  • Identificação de oportunidades de mercado: a artista é bastante atenta às tendências e necessidades do mercado. Ela procura desenvolver projetos que atendam às demandas do setor musical como, por exemplo, a diversificação dos estilos de seus lançamentos de acordo com o que está em alta. Além disso, com produtos veganos em alta, hoje, além de sócia da Fazenda, a cantora tem sua própria marca de beleza, “Anitta Beauty”, que oferece produtos cruelty-free 2 para seu público.


  • Exploração da imagem pessoal: Anitta utiliza da sua imagem pessoal como forma de alavancar os negócios, tendo lançado marcas e acessórios com seu nome. Nessa perspectiva, ela desenvolveu, recentemente, a marca de colônias íntimas “Puzzy by Anitta”, a qual visa atingir 40 milhões de reais em faturamento até o final de 2023. A artista também investe em projetos que representam quem ela é, como a parceria com a marca de lingerie Hope.


  • Investimento em tecnologia e inovação: a carioca, sempre atenta às novidades tecnológicas, procura integrá-las em seus projetos. O aplicativo “Vai Anitta", por exemplo, permite que os fãs acompanhem os bastidores da sua rotina como shows, sessão de fotos e campanhas publicitárias, o que aproxima a artista de seu público.


  • Diversificação de atividades: Ela também investe em projetos de diferentes áreas, como na televisão e no cinema. Essa diversificação de atividades a ajuda a ampliar a sua visibilidade e a explorar novos mercados. Um exemplo disso foi o lançamento da sua série na Netflix: “Made in Honório", que, por meio da exposição do seu dia a dia, refletiu em novas oportunidades na televisão. Nesse contexto, em 2023, ela foi anunciada como atriz em uma famosa série da plataforma, “Élite”.


  • Parcerias estratégicas: A empresária também faz parcerias com marcas e empresas para ampliar sua rede de contatos e explorar novas oportunidades de negócio. Um exemplo dessa prática é a colaboração com a marca Skol, que resultou no lançamento da bebida alcoólica Skol Beats 150 BPM, sobre a qual detém 15% de royalties sobre as vendas dos produtos, inspirada no ritmo musical que ela ajudou a popularizar.


Internacionalização da carreira


Com o intuito de não limitar a sua carreira ao Brasil, a cantora adotou para o contexto internacional algumas estratégias já aplicadas no mercado brasileiro, buscando popularizar o seu nome ao redor do mundo.


Primeiramente, a artista estabeleceu alianças estratégicas com grandes players para conseguir difundir sua marca nos Estados Unidos, por exemplo com o Alexandre Birman, designer de sapatos e CEO do Grupo Arezzo, que assinou seu vestido em uma das premiações que participou. Ela também foi a primeira brasileira a aparecer no VMA (MTV Video Music Awards), por meio de uma parceria posterior com o Burger King.

Ademais, em alinhamento com o objetivo de internacionalização, a cantora estabeleceu residência em Miami, por ser uma localização estratégica para muitas marcas latino-americanas que iniciam esse processo no mercado estadunidense. Nessas regiões, há uma grande concentração de, principalmente brasileiros, o que facilita a lotação de shows.


Por fim, Anitta deu mais um passo na estratégia de internacionalização a partir do seu hit “Boys Don't Cry”, música produzida por Burns, produtor musical famoso, que já havia entregado “Rain on Me”, de Lady Gaga e Ariana Grande. Com o gênero pop punk em alta, a música foi estrategicamente lançada após outros grandes sucessos, como, "good 4 u" da cantora estadunidense Olivia Rodrigo, que foi uma figura importante para reviver esse estilo musical. Além disso, por ser em inglês, a cantora conseguiu atingir com mais eficiência o público dos EUA, ampliando sua visibilidade em escala global.


Lucratividade do sucesso


Além da produção musical, a cantora, como visto, capitalizou suas fontes de receitas, por meio da participação em empresas e com publicidades. Segundo uma estimativa realizada pelo Money Times, apenas na música "Envolver", Anitta arrecadou, aproximadamente, 395 mil dólares pela quantidade de streams no Spotify.


A artista é uma das brasileiras com a maior quantidade de seguidores no Instagram, faturando, em 2021, quase 85 milhões de reais, apenas com posts e stories pela rede social. Para uma campanha, Anitta cobra até R$ 4,5 milhões e, dentre as principais parcerias firmadas, destacam-se o Burger King, Rexona, Claro, dentre outras diversas marcas muito conhecidas no cenário nacional e, até mesmo, internacional. Além disso, ao longo de sua carreira, o valor do cachê por show variou bastante. Em 2012 a cantora cobrava 60 mil reais por show, enquanto que, hoje em dia, cobra, aproximadamente, 500 mil reais.



Atualmente, seu patrimônio é estipulado em 100 milhões de dólares, ou seja, aproximadamente 550 milhões de reais e, por isso, é considerada uma das mulheres mais poderosas e ricas do Brasil.


Futuro


O futuro da Anitta é imprevisível, mas não por falta de opção no mercado. A artista já atuou em diversos ramos e foi muito bem sucedida em todos eles. Por isso, é difícil prever os próximos passos que a cantora vai seguir após tantas conquistas. Mas e agora, qual será a próxima tendência da “garota do Rio”?


Glossário:


1 - Head: A pessoa responsável pela visão global do recrutamento dentro da organização exerce, sem dúvida, a função de liderar e supervisionar as atividades de integrantes do time.


2 - Cruelty-free:O termo cruelty-free (livre de crueldade, em português), significa que não houve nenhum tipo de exploração animal nos processos envolvidos na fabricação de algum produto.


Referências:


Avelar, Rapha. ANITTA: UM EXEMPLO SOBRE EMPREENDEDORISMO DE VERDADE. 2019. Disponível em: https://medium.com/@avellarrapha/anitta-um-exemplo-sobre-empreendedorismo-de-verdade-3968b42052e . Acesso em: 02 mar. 2023.

Balbino, Erika. Quem é Anitta: a garota do Rio que conquistou o mundo. 2022. Disponível em: https://www.dicasdemulher.com.br/anitta/#:~:text=Biografia%3A%20de%20Larissa%20%C3%A0%20Anitta&text=Seu%20primeiro%20contato%20com%20a,a%20fazer%20aulas%20de%20dan%C3%A7a . Acesso em: 03 mar. 2023.

Luis, Fillipe. Anitta foi convidada para palestrar sobre empreendedorismo em Harvard. 2018. Disponível em: https://www.publicitarioscriativos.com/anitta-foi-convidada-para-palestrar-sobre-empreendedorismo-em-harvard/ . Acesso em: 03 mar. 2023.

Silveira, Luisa. Anitta domina o mundo! 10 conquistas da cantora para comemorar 2022. Disponível em: https://www.purebreak.com.br/noticias/anitta-e-a-dona-do-mundo-e-estas-10-conquistas-provam-isso/105159 . Acesso em: 03 mar. 2023.

Vitorio, Tamires. Anitta tem fortuna estimada em mais de R$ 500 milhões, segundo a Forbes 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/anitta-tem-fortuna-estimada-em-mais-de-meio-bilhao-de-reais/#:~:text=A%20cantora%20e%20empres%C3%A1ria%20Anitta,que%20desempenhou%20por%20uma%20d%C3%A9cada . Acesso em: 02 mar. 2023.

Wagmaker, Iuris.Lições de Anitta: o que o sucesso da cantora ensina para o seu negócio.2022. Disponível em: https://www.folhavitoria.com.br/economia/noticia/03/2022/licoes-de-anitta-o-que-o-sucesso-da-cantora-ensina-para-o-seu-negocio . Acesso em: 02 mar. 2023.

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