Networking: O poder dos relacionamentos

No mundo em que vivemos, com tanta desconfiança entre as pessoas, tudo o que é familiar nos dá a sensação de segurança. Isso se torna claro quando, por exemplo, nos habituamos a comprar produtos apenas de marcas conhecidas, frequentar o mesmo local para comer ou quando nos comprometemos a consultar o mesmo médico a vida inteira. Assim, na hora de buscar novas alternativas, normalmente recorremos a pessoas em que confiamos e suas recomendações para nos sentirmos seguros. Dessa forma, o nosso leque de relacionamentos ganha uma grande importância em nossas vidas, visto que tomamos decisões importantes com base na opinião dos que estão à nossa volta.


Essas situações decisivas estão presentes no cotidiano de todos, incluindo grandes empresários e pessoas influentes no mercado de trabalho. Logo, quando precisam de alguém para contratar, realizar um serviço ou simplesmente ajudar, eles buscam em suas redes de contatos. Segundo uma pesquisa conduzida pelo LinkedIn, a principal rede social de contato profissional, cerca de 80% dos empregos são ocupados dessa maneira. Dessa forma, em um mercado tão competitivo, com vários currículos e propostas chegando para todos, é essencial ter uma rede sólida de relacionamentos, para que você tenha segurança ao recorrer às pessoas, ao mesmo tempo que elas confiem em você para ajudá-las, abrindo portas em sua carreira profissional.


Como, porém, é possível estar na rede de uma pessoa tão importante, se vocês não compartilham nenhum conhecido? A resposta é simples: Por meio do desenvolvimento do seu Networking.


O que é?

O Networking é a forma de cultivar relações profissionais em diversos ambientes, de forma a criar uma rede de contatos que, futuramente, poderão ser úteis e oferecer oportunidades únicas em sua carreira. Por intermédio do convívio e ajuda de amigos com propósitos e objetivos similares, é possível melhorar projetos, conseguir informações, atrair novos clientes ou até criar novos negócios. E essas pessoas podem estar em qualquer lugar: em um curso, na faculdade, em uma viagem ou até no próprio trabalho. Por isso, é necessário aprender a se relacionar da melhor maneira possível, a fim de conhecer as pessoas certas na hora em que surgem as oportunidades, que podem passar a qualquer momento.

Entretanto, apenas conhecer não é suficiente. É muito importante buscar eficiência na hora de se relacionar, ou seja, selecionar aqueles que possuem maior potencial para te ajudar em seus objetivos, a fim de não deixar a atividade se tornar cansativa e sem resultado. Para se obter algum retorno, é preciso criar uma relação duradoura, na qual as pessoas o reconheçam como um profissional qualificado e confiável. Deve-se ressaltar também que o Networking não se baseia em fingir relações inexistentes. A dinâmica é pautada em valorizar os relacionamentos interpessoais, para que, mutuamente, os indivíduos possam se ajudar em diversos momentos.


Como desenvolver?

Apesar de envolver fatores bem subjetivos, como a forma de conversar e agir, o Networking é uma habilidade que pode e deve ser sempre melhorada. Assim, existem algumas formas de aprimorar a criação e manutenção de contatos, como as listadas a seguir:


  1. Mostre-se útil: Ajudar as pessoas é uma ótima forma de começar uma relação causando uma boa impressão, e muito provavelmente fará com que você seja lembrado. Para obter mais sucesso na aproximação, é recomendável que se crie hipóteses de como ajudar, para despertar maior interesse.

  2. Seja visível: É importante sempre atualizar as pessoas sobre o que você tem feito profissionalmente. Isso é essencial para que esteja sempre presente no cotidiano delas, impedindo que caia no esquecimento e eventualmente despertando nelas um interesse por você e suas atividades. Isso pode ser feito, principalmente, através das redes sociais.

  3. Busque interesses em comum: Quanto mais duas pessoas têm em comum, maior a chance de se criar uma relação forte. Por isso, rodear-se de pessoas de um nicho específico desperta mais interesse delas em você, assim como abre portas para seu crescimento no mesmo. Em contrapartida, não deve ser excluída a criação de relacionamentos com grupos diferentes. Dessa forma, é possível expandir e diversificar a rede de contatos.

  4. Seja autêntico: Para fortalecer um relacionamento profissional, é necessário se destacar. E isso não significa somente estar presente, mas também a forma como você se diferencia dos demais, pois é isso que despertará interesse em você.


Onde aplicar?

Como já foi mencionado, os contatos podem estar em qualquer lugar. No entanto, não se deve esperar que as oportunidades caiam no colo, deve-se correr atrás delas. Para criar uma boa rede de contatos, há lugares comuns para se encontrar pessoas que compartilham interesses. Por exemplo, eventos corporativos, redes sociais (destaque para o LinkedIn, criado exclusivamente para essa finalidade), faculdade — pois muitos colegas podem vir a ajudar na vida profissional — e no próprio trabalho, onde sua competência e performance ficam mais visíveis a todos.


É preciso destacar que, ao contrário do que muitos pensam, o Networking não é uma habilidade inata, na qual você nasce bom ou não. Certamente, há pessoas que têm mais facilidade que outras, porém, assim como liderança, é uma habilidade totalmente desenvolvível, e a timidez não pode se tornar um empecilho para esse desenvolvimento. Comece focando em alguns poucos contatos, e depois, quando se sentir mais confortável criando essas relações, perceberá uma enorme facilidade em fazer algo que antes parecia assustador.


Pensar que o nosso sucesso está diretamente relacionado às pessoas com as quais convivemos é uma visão que, a princípio, parece ser ingênua, mas que possui uma realidade muito forte. O Networking nada mais é do que um processo de construção de amizades motivada por interesses mútuos. Assim, criando conexões verdadeiras, seu capital social se torna cada vez mais valorizado, o que gera muitas oportunidades tanto na vida pessoal quanto profissional.

© 2020 por UFRJ Consulting Club

Av. Athos da Silveira Ramos, 149 - Cidade Universitária, Rio de Janeiro

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn